>

ERA UMA VEZ O CINEMA


Um Barco e Nove Destinos (1944)

cover Um Barco e Nove Destinos

link to Um Barco e Nove Destinos on IMDb

País: USA, 97 minutos

Titulo Original: Lifeboat

Diretor(s): Alfred Hitchcock

Gênero(s): Drama, Guerra

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.7/10 (24838 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

INDICAÇÕES star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Direção (Alfred Hitchcock)

Oscar de Melhor Roteiro Original

Oscar de Melhor História Original (John Steinbeck )

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Atriz (Tallulah Bankhead)

Sinopse:  É uma fábula moral, em que toda a ação se passa dentro de um bote salva-vidas, sobre um grupo de sobreviventes de um navio americano bombardeado por um submarino alemão na Segunda Guerra. 

Há um liberal quase comunista (Hodiak), um simplório (Bendix), um ricaço falsamente humilde (Hull), um negro religioso (Lee). E uma escritora sarcástica e cínica, que aos poucos se humaniza, o melhor momento no cinema da grande Tallulah Bankhead (1903-68). 

Eles acabam resgatando do mar um nazista (Slezak), que progressivamente os domina, utilizando suas fraquezas e jogando uns contra os outros com a intenção de sobreviver e alcançar um navio alemão. O roteiro é brilhante, um estudo de personagens em que todos estão bem caracterizados e críveis, um microcosmo da sociedade seduzida e ludibriada pelo nazismo e que acaba sendo levada por ele à selvageria e violência. 

Também é acertado o retrato do alemão, um quase super-homem de extremo autocontrole e sangue frio. Mas incapaz de demonstrar humanidade, de sentir gratidão ou piedade. O filme nunca perde o ritmo e vai construindo aos poucos o drama, pontuando tudo com o horror da guerra: um bebê afogado, uma perna gangrenada amputada, o enlouquecimento causado pela sede. 

Todo rodado em estúdio, em um grande tanque e com back-projections, é tecnicamente impecável, extremamente realista e bem realizado (quase todo o elenco pegou pneumonia). 

Até a tradicional aparição de Hitchcock é criativa, em duas fotos do tipo antes e depois em um anúncio de remédio para reduzir peso em um jornal dentro do bote (curiosamente as fotos eram reais, visto que o diretor estava mesmo em pesada dieta). 

Não foi um grande sucesso na época, talvez devido à sobriedade da narrativa e à falta de maniqueísmo do enredo, mas hoje se alinha entre as grandes obras do diretor. O famoso escritor Ben Hecht ajudou a revisar o roteiro e o final. 

Elenco: